[Resenha] A Culpa é das Estrelas por John Green

culpa é das estrelas foi muito mais fundo do que eu jamais poderia imaginar. Não é uma história sobre câncer como a maioria das pessoas pensam. Não é disso que o livro trata. Claro que o câncer muda tudo, ajuda a tocar o leitor e envolvê-lo, mas o foco é na mudança. A vida de Hazel Grace antes e sua vida depois.

Se prestamos atenção nos detalhes, descobrimos que antes de ter câncer e sua vida mudada por completo, Hazel era uma menina popular na escola e bem bonita. Sua amiga Kaitlyn é o retrato disso. Ela é exatamente como Grace já foi um dia.

Junto a toda essa transformação e contraste do antes e depois, existe Augustus. Cheio de metáforas, ele logo de cara se sente atraído pela protagonista. Eles se conhecem no grupo de apoio para crianças com câncer que Isaac, amigo de Augustus, também frequenta.

Um detalhe que me chamou atenção foi Hazel passar a chamar o charmoso garoto de Gus. Augustus é um nome marcante, representa mesmo que inconscientemente alguém forte, grande. Já Gus poderia ser o nome de um personagem de histórias infantis, é menor, mais frágil.

Por fim, o romance de Hazel e Augustus é lindo e profundo, mais do que qualquer pôr-do-sol à beira da praia, como já diz a contra-capa. Tem as mesmas características de toda relação amorosa, nada muito exclusivo por estarem doentes. Achei isso maravilhoso.

Gosto do título e suas várias possíveis explicações. Além da capa, que sempre desconfiei esconder uma metáfora (levando em consideração o fato de o livro ser cheio delas) e tive a confirmação do próprio John, que escreveu no site oficial do livro:

"Mas as nuvens branca e preta dialogam com o fascínio do Gus pelas sombras dos galhos de árvores que se entrelaçam em Amsterdã e eu acho que a metáfora ali é grande, importante e que foi visualmente apresentada de um jeito interessante sem parecer que é uma metáfora. Além disso, acho que a capa ficou bem leve, minimalista e linda."

3 comentários :

  1. Oi Victoria!
    Vc passou no meu blog a pouco tempo e agora to aqui pra conhecer o seu.
    A sua resenha é a primeira que eu leio sobre "A culpa é das estrelas", este livro tãao falado atualmente...e já havia escutado comentários muito bons...aliás acho que SÓ escutei comentários bons e vejo aqui mais um e mais uma vez estou bastante afim de ler este livro! Como toda leitora eu tenho alguns na frente mas com certeza eu tenho que ler esse! rs
    Um beijo, Vanessa. (leitura-emfoco.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, amoooooooooo esse livro.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Victória!
    Vim retribuir seu carinho no Sonhos e agradecer pelo carinho da sua presença.
    Aqui é mundinho encantador! Quanto as bonecas, tudo que tem no Sonhos é feito por mim. Sou artesã e amo o que faço!
    Bjs,
    Josi
    (seguindo com carinho)

    ResponderExcluir